:: Blog linked to the e-journal "Cadernos CIMEAC" (ISSN 2178-9770), a biannual publication on popular education. "Cadernos CIMEAC" publishes original articles, reviews and interviews in Portuguese, English, Spanish and French. All content is freely available at: https://sites.google.com/site/cadernoscimeac/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Publicação da edição número 01 - Cadernos CIMEAC

Texto introdutório do primeiro número da revista Cadernos CIMEAC

Vem a lume o primeiro número da revista Cadernos CIMEAC, publicação semestral mantida pelo Centro de Investigações de Metodologias Educacionais Alternativas Conexão (CIMEAC) – sediado em Ribeirão Preto (SP), contando com a iniciativa de professores das redes pública e privada de ensino, professores universitários (USP, UNESP, UNICAMP), estudantes e profissionais liberais. A publicação dos Cadernos CIMEAC pretende tornar possível um antigo desejo, já bastante discutido nos fóruns de cursinhos populares do estado de São Paulo: a criação de um veículo de difusão das discussões sobre educação popular desenvolvidas no âmbito daqueles encontros. Sobretudo a partir das propostas desenvolvidas no Fórum de 2010 (realizado na cidade de Franca – SP), o projeto de uma revista tomou as preocupações dos integrantes do CIMEAC, de modo que em novembro daquele mesmo ano a ideia definitivamente tomou corpo por meio de uma revista eletrônica (devidamente registrada com ISSN) de publicação semestral.

Entendemos, pois, que a criação de um veículo para proposição de temáticas referentes à educação popular implica muito mais do que a difusão dos tópicos levantados nos fóruns e encontros de cursinhos populares: a publicação eletrônica deve ser o esforço de construção de um espaço de debate que consiga colocar, em termos teóricos e práticos, menos as certezas da escolarização moderna do que as alternativas que permitam pensar diferente – construção, também, das possibilidades e dos limites da própria educação popular (este termo tão ambíguo quanto amplo...) no mundo contemporâneo, de forma que, à luz das práticas e das questões mais gerais referentes ao ensino (questões históricas, políticas, filosóficas, didáticas, sociológicas, antropológicas etc.), o próprio ato da educação possa ser (re)pensado. Construção, sobretudo, coletiva, que não se encerre na colaboração do scholar, mas que seja capaz de colocar as palavras dos diversos grupos envolvidos na educação popular em um espaço que jamais descarte a solidez do debate teórico – à luz de uma prática que não tema se reinventar.

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Neste primeiro número, os Cadernos CIMEAC contam com três artigos originais e uma resenha. No primeiro texto, Danilo Seithi Kato pretende fazer um estudo quase “tipológico” de alguns dos chamados “cursinhos populares” (ou “comunitários”) em atividade no estado de São Paulo, discutindo os objetivos e os aparatos metodológicos daquelas instituições no sentido de pensar alguns aspectos do complexo processo de “inserção” dos alunos no que Kato chama de “espaços e oportunidades assimilados pelos grupos sociais hegemônicos” (a Universidade pública, por exemplo). Em “Educação, liberdade e democracia: uma conexão possível”, Genaro Alvarenga Fonseca busca analisar os sentidos e possibilidades da educação no século XXI por meio de um resgate da discussão sobre as propostas de “escolas democráticas” que remontam aos anos 1920 (desde, pelo menos, a experiência em Summerhill). O artigo seguinte, escrito por Ivan Aparecido Manoel e gentilmente concedido pelo autor aos Cadernos CIMEAC para publicação do texto integral, oferece um instigante painel sobre a história da educação no Brasil por meio do ensino de História: o autor apresenta as principais linhas de força que orientaram a formação do ensino de História desde a criação do Imperial Colégio de Pedro II, passando pelas reformas republicanas e chegando aos nossos dias por meio dos PCN. Este número é finalizado com uma resenha escrita por Felipe Ziotti Narita sobre o livro “Educação escolar: políticas, estrutura e organização”, de José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi.

Desejamos, enfim, que a leitura dos quatro textos aqui presentes seja proveitosa, sinalizando, já de partida, alguns tópicos fundamentais para este espaço cujo enfoque será fundamentalmente a educação popular.

Os Editores.
Ribeirão Preto, julho de 2011.


O conteúdo pode ser livremente acessado em: https://sites.google.com/site/cadernoscimeac

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